Seguro odontológico para funcionários: por que fazer?

19 de março, 2020 Deixe um comentário

Para alguns brasileiros a possibilidade de possuir um seguro odontológico é somente por meio das empresas. De acordo com a ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar, em 2019 o número de pessoas que possuíam plano de saúde e/ou odontológico era de 47.025.398, apenas 22% da população brasileira.

É por isso que ter um seguro odontológico para o seus funcionários se torna um diferencial para a empresa: o ambiente de trabalho fica mais atraente e produtivo. Além de ampliar a visão da empresa no quesito de cuidado com o colaborador.

Fundo azul e à frente uma mulher sorrindo. Os dentes estão em evidência e são bem brancos.

Mas qual necessidade de um seguro odontológico?

Ora, para que um bom desempenho seja alcançado, o colaborador deve estar bem motivado e, claro, em boas condições de saúde. E você sabia que a má escovação dos dentes causa difusão de bactérias pelo organismo, podendo prejudicar o pleno funcionamento do corpo? Por isso o cuidado com o sorriso deve ser levado mais a sério.

A saúde bucal vai muito além de uma sorriso bonito, algumas doenças que afetam a boca e os dentes podem ter consequências graves para a saúde, como problemas cardiovasculares e infecções.

E para além disso, há também o impacto estético que um sorriso bem cuidado e bonito pode causar no ambiente profissional e na autoestima dos funcionários. E como dito anteriormente, o ambiente de trabalho se torna mais acolhedor, já que a existência desse benefício cria no colaborador o sentimento de pertencimento da equipe.

Os efeitos podem refletir até na produtividade do time, que fica mais entusiasmado com os benefícios da empresa. Pois, diferentemente da grande maioria de outras empresas, seu negócio se mostra preocupado com o bem-estar dos colaboradores e oferece planos bem atrativos.

De um modo ou de outro, o fato é que a saúde bucal é essencial para o bom funcionamento de todo o corpo. E não é à toa que o seguro odontológico para funcionários é um dos benefícios mais valorizado por profissionais de todas as áreas.

Ficou interessante no assunto? Vem com a gente, que te mostramos mais sobre a importância do seguro odontológico!

Mulher em uma consulta no dentista. Os instrumentos e mãos do dentista estão em evidência.

Importância do seguro odontológico

No passado, os empresários entendiam que qualquer benefício era algo que estava para além da alçada das empresas. Mas a mentalidade de hoje mudou, as vantagens proporcionadas pelas empresas são tidas como um investimento para atrair e fidelizar colaboradores.

O seguro odontológico oferece inúmeras vantagens, desde o custo mais acessível, valorização dos colaboradores, melhora na qualidade de vida até os impactos positivos no clima organizacional de toda a empresa.

O objetivo principal do investimento é satisfazer os colaboradores, ressaltando a importância deles para a empresa. Além do mais, ao ofertar um benefício se espera uma retribuição da equipe como comprometimento e responsabilidade.

Qualidade de Vida

Qualidade de vida é um dos direitos fundamentais de cada ser humano e significa ter e estar em boas condições para exercer qualquer atividade na sociedade, desde de ofícios de trabalho, culturais até os de entretenimento. De modo geral, isso envolve o bem-estar físico, mental, psicológico e emocional.

O bem-estar físico é bem amplo, mas você pode começar auxiliando o seu colaborador com um seguro odontológico de confiança e qualidade.

Outro ponto importante a ser mencionado, é que com o seguro o associado tem a possibilidade de colocar a família como dependente sem custos. Alguns planos mais completos contam com outros benefícios além dos dentistas, o que contribui para a tranquilidade do funcionário de que sua família também estará bem cuidada.

Produtividade e índice de afastamento

Produtividade e qualidade de vida corporativa são indicações que estão correlacionadas, de modo que uma depende da outra. Se o associado se sente confortável em seu ambiente de trabalho e tem a consciência tranquila de que está com a sua saúde resguardada, não tenha dúvidas, o ânimo para o trabalho é outro!

E esses parâmetros influenciam, inclusive, na diminuição dos índices de afastamento. Um funcionário que conta com auxílio para tratamentos da saúde tem mais chances de se prevenir de doenças do que aqueles que não possuem.

Pequeno impacto na folha de pagamento

Antes de mostrar a porcentagem mínima que é tirada da folha de pagamento para o seguro odontológico, é importante ressaltar que os seguros empresariais são coletivos, e, por isso, as condições são oferecidas a todos os colaboradores.

O benefício é opcional, já que pelas leis trabalhistas não existe qualquer obrigatoriedade. Porém, é uma vantagem que te coloca na frente da concorrência na hora de atrair, contratar e fidelizar colaboradores. Daí vem a importância de investir em um seguro odontológico.

Em um artigo, a revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios mostra que um seguro básico corresponde a aproximadamente 11,5% da folha de pagamento. Um investimento mínimo que impacta diretamente do sentimento de pertencimento da empresa.

Mulher sentada em frente ao notebook falando ao celular e sorrindo.

Sua empresa merece!

Ao contratar um seguro odontológico, os funcionários têm a possibilidade de fazer consultas com dentistas e especialistas quando necessário. O que aumenta os cuidados com a saúde e prevenção de doenças, melhorando a qualidade de vida e a autoestima. Além, é claro, da oportunidade de incluir os dependentes e cuidar de toda a família.

Nós da DentalShow entendemos o anseio que cada equipe de RH sente na hora de contratar o seguro odontológico para melhorar as estratégias da empresa. Sempre incorporando diferentes benefícios para promover um relacionamento cada vez mais saudável entre empresa-funcionário.

O benefício é positivo de várias formas e impacta tanto a empresa quanto o funcionário. Por isso estamos a disposição para te ajudar a implementar agora mesmo algum dos nossos planos em sua equipe! Conte com a gente!