O que é uma boa higiene bucal?

23 de março, 2020 Deixe um comentário

A higiene bucal é fundamental para nossa saúde, evitando problemas como gengivite, cárie e tártaro, entre outras doenças. Além disso, essa prática nos possibilita uma aparência melhor e permite um processo digestivo adequado, uma vez que são os dentes que iniciam a digestão mecânica.

Hálito puro e sorriso saudável são o resultado de uma boa higiene bucal. Isso significa que, com os cuidados adequados, seus dentes ficam limpos e livres de resíduos alimentares. Além disso, a gengiva não sangra ou dói durante a escovação e com a complementação do uso diário do fio dental o mau hálito deixa de ser um problema permanente.

Mas caso sua gengiva doa ou sangre quando você escova os dentes ou usa fio dental, consulte o seu dentista! Principalmente se estiver passando por um problema de mau hálito. Se tiver um plano odontológico fica mais fácil de marcar essa consulta e resolver o seu problema.

Essas manifestações talvez podem indicar a existência de um problema mais grave, por isso uma consulta é sempre a decisão mais acertada. Seu dentista pode ensiná-lo a usar técnicas corretas de higiene bucal e indicar as áreas específicas que vão exigir sua atenção extra durante a escovação e o uso do fio dental.

Em cima de uma pia, há um enxaguante bucal e escovas de dentes dentro de um pote.

Quais hábitos garantem uma boa higiene bucal?

Uma boa higiene bucal é uma das medidas mais importantes que você pode adotar para manter seus dentes e gengiva em ordem. Dentes saudáveis não só contribuem para que você tenha uma boa aparência, mas são também importantes para que você possa falar bem e mastigar corretamente.

Os cuidados diários preventivos incluem a escovação correta e uso do fio dental, pois essas práticas auxiliam na prevenção de problemas dentários mais graves. Devemos ter em mente que essa é a maneira mais econômica, menos dolorida e menos preocupante quando falamos dos cuidados com a saúde bucal.

Existem algumas medidas muito simples que cada um de nós pode tomar para diminuir significativamente o risco do desenvolvimento de cárie, gengivite e outros problemas bucais. Então, recapitulando, nós já sabemos que cuidar da saúde bucal é primordial, mas você sabe os principais hábitos que garantem essa higiene?

  • Escovar os dentes corretamente: é preciso lembrar de escovar as partes internas e externas, além dos dentes localizados na parte de trás da boca. Para uma escovação correta, deve-se inclinar a escova em relação à gengiva e fazer movimentos de cima para baixo nos dentes de cima e o contrário nos dentes inferiores, ou seja, movimentos de baixo para cima. A superfície do dente usada para a mastigação também deve ser escovada, realizando movimentos de vai e vem.
  • Regularidade: é importante escovar os dentes após as refeições e sempre antes de dormir;
  • Escovação da língua: sempre que for escovar os dentes, lembre-se de também escovar a língua para retirar bactérias e, assim, também conseguir um hálito mais puro;
  • Tipos de cremes dentais: é mais vantajoso utilizar cremes dentais que contenham o flúor para uma melhor higiene;
  • Uso do fio dental: lembre-se de passar o fio dental diariamente e estar atento no momento do uso para limpar além da linha da gengiva. É fundamental lembrar-se também de usar uma parte limpa do fio em cada local. Em média, 40 cm de fio são suficientes para limpeza completa de toda a boca.
  • Alimentação: ter uma alimentação balanceada também é importante para a saúde bucal. Evite o consumo exagerado de doces, principalmente, entre as principais refeições;
  • Visitar regularmente um dentista: visitar com frequência esse profissional poderá contribuir para prevenção de problemas que são, para nós, imperceptíveis, além de te orientar sobre a limpeza correta dos dentes e gengivas.

Higiene bucal e o seu sorriso

Boca de uma mulher aberta com alguns instrumentos de dentista, simbolizando o cuidado com os dentes.

Cuidar da higiene bucal é uma preocupação muito válida nos dias de hoje, afinal, esse cuidado com o corpo pode influenciar diretamente diversas áreas da nossa vida. Além de promover uma melhora na autoestima, um sorriso bonito pode ser importante até na hora de conquistar boas relações pessoais e profissionais.

Por isso, ter uma plano odontológico pode te ajudar! Tem dúvidas quanto a isso? Separamos os principais motivos pelos quais você deve contratar um seguro dentário hoje mesmo!