Cuidado com os dentes é fundamental para saúde e bem-estar

24 de março, 2020 Deixe um comentário

A boca desempenha importantes funções que repercutem na saúde de todo o organismo. Além de exercer papel fundamental na fala, mastigação e respiração, ela também é a maior cavidade do corpo a ter contato direto com o meio ambiente. E por isso é a porta de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde, assim se faz urgente o correto cuidado com os dentes.

É importante ressaltar que doenças da boca têm relação direta com o fumo, o consumo de álcool e a má alimentação. Assim, além de bons hábitos você deve manter sua higiene bucal em dia para diminuir o risco de desenvolvimento de diferentes problemas na saúde.

Estudos científicos também comprovam que a saúde bucal tem íntima relação com a saúde geral, já que a boca interage com todas as estruturas do corpo. As más condições de higiene bucal podem causar doenças, que, por sua vez, podem levar a enfermidades (ou o agravamento delas), principalmente, doenças cardiovasculares e diabetes.

Mas você sabe quais são os cuidados com os dentes para ter uma excelente saúde bucal?

Pai e filha no banheiro, pela manhã, escovando os dentes

Cuidados para ter uma excelente saúde bucal

Uma das coisas mais importantes do cuidado com os dentes é a escovação. Por isso, para ter um sorriso bonito e saudável é preciso escová-los todos dias, sempre após cada refeição e uma última vez antes de dormir.

Utilize uma escova de dente de tamanho adequado, com cerdas macias e creme dental com flúor. A complementação da escovação pode ser feita passando o fio dental entre todos os dentes.

Mas não basta só escovar os dentes, é preciso fazer da maneira correta. Ou seja, não pressione muito a escova sobre os dentes e procure fazer movimentos circulares e não apenas retos. Alguns locais merecem destaques, como os dentes posteriores, a margem gengival e os dentes que já sofreram alguma intervenção, como restaurações e canais.

E não esqueça de utilizar o fio dental, hein? Muitas pessoas não lembram ou não acham importante passar o fio dental, mas ele serve para retirar os resíduos de comida que acumulam entre um dente e outro. E por ser assim que o fio atua como uma complementação da escovação e deve ser também utilizado diariamente.

Manter uma alimentação saudável, controlando a frequência da ingestão de alimentos doces, principalmente entre as refeições também colabora com a saúde bucal. Se você usa aparelho ortodôntico, deve se preocupar mais com a limpeza dos dentes, gengiva e o uso do flúor, já que o aparelho retém muito restos de alimentos – como você já deve saber.

Homem em um background azul, passando fio dental

Cuidado com os dentes: problemas mais comuns

Claro que não é sempre que cuidamos tão bem da nossa saúde bucal, e assim, alguns problemas comuns podem surgir. Veja alguns deles:

  • Cárie: é a desintegração do dente provocada pela higiene inadequada, ingestão de doces e carboidratos ou, ainda, por complicações de outras doenças que diminuem a quantidade de saliva na boca. (Ex.: pessoas em tratamento quimioterápico ou radioterápico para o câncer);
  • Mau hálito: há várias causas para esse problema, dentre elas: higiene bucal inadequada (falta de escovação adequada e falta do uso do fio dental); gengivite; ingestão de certos alimentos como alho ou cebola; tabaco e produtos alcoólicos; boca seca (causada por certos medicamentos, por distúrbios e por menor produção de saliva durante o sono); doenças sistêmicas como câncer, diabetes, problemas com o fígado e rins;
  • Gengivite: inflamação da gengiva provocada por uma placa bacteriana;
  • Placa bacteriana: é o conjunto de bactérias que colonizam a cavidade bucal. A placa bacteriana fixa-se principalmente nas regiões de difícil limpeza, como a região entre a gengiva e os dentes ou a superfície dos dentes de trás, provocando cáries e formação de tártaro;
  • Tártaro: é o endurecimento da placa bacteriana na superfície dos dentes.

Por isso o cuidado com os dentes é tão importante! Simples atos de escovação e o uso do fio dental evitam essas doenças e suas complicações.

Você merece o sorriso ideal!

Como vimos o cuidado com os dentes está diretamente ligado a manutenção da saúde e do bem-estar. Dessa maneira, escovar os dentes, usar o fio dental e ir frequentemente ao odontologista são importantes passos para alcançar um sorriso ideal!

Se você ainda não tem um plano odontológico e está na dúvida sobre qual o melhor para o seu contexto, nós da DentalShow temos vários planos que cabem no seu bolso!